Técnico em alimentos
ETEC RUBENS DE FARIA E SOUZA
PERFIL DO TÉCNICO EM ALIMENTOS
Sorocaba
2010
Técnico em Alimentos
Objetivo: Supervisionar o processamento industrial dos alimentos, objetivando sua conservação e as qualidades nutricionais que beneficiam nossa saúde. Controlar a qualidade química e microbiológica das matérias-primas. Realizar pesquisas para desenvolver novos produtos. Classificar, beneficiar e armazenar matérias-primas para a indústria e o consumo. Realizar inspeção sanitária dos produtos a serem comercializados.
Perfil: O "Técnico em Alimentos" é um profissional da área de Química habilitado para atuar na responsabilidade técnica, na área de ciência e tecnologia de alimentos, com competências voltadas à aquisição de matérias-primas e insumos, processamento, higienização, conservação, controle de qualidade, transporte e armazenamento, tratamento de resíduos, planejamento e gestão de processos agroindustriais. A trajetória acadêmica do técnico em serviços de alimentação deverá proporcionar uma formação profissional centrada na aquisição e/ou construção da capacidade de • Compreender o processo de produção de alimentos e bebidas, identificando os diversos ingredientes e sua composição química; • Equilibrar a composição dos pratos e elaborar cardápios de acordo com os diversos tipos de serviços de alimentação; • Conhecer a legislação pertinente à gestão de alimentos e bebidas; • Compreender as normas de segurança no trabalho do profissional da área de alimentação; • Racionalizar economizando e reciclando ingredientes, desenvolver pratos com aproveitamento de sobras que ofereçam condições de reciclagem.
Atribuições e Responsabilidades:
1. Orienta, acompanha e controla as etapas da industrialização de alimentos de origem animal e vegetal, bem como o tratamento de seus efluentes; 2. Responde