Processos Químicos
Industrialização dos Alimentos
Industrialização dos alimentos são as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional atua em escala industrial, cuidando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Seleciona a matéria-prima, como leite, carnes, peixes, legumes e frutas, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens. Desenvolve e testa formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e sua consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação desse engenheiro. Mas ele pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.
Especializações da Engenharia de Alimentos.
Automação de Processos de Produção de Alimentos: Especialização em que o profissional de engenharia de alimentos vai atuar estudando processos de preparação de alimentos para depois projetar máquinas para automatizar estes processos.
Planejamento Agroindustrial: O profissional de engenharia de alimentos que trabalha com planejamento agroindustrial trabalha verificando a viabilidade econômica e também ajudando no projeto e construção de novos complexos agroindustriais no campo.
Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Embalagens: O especialista em desenvolvimento de produtos e embalagens atua planejando e projetando novos alimentos industrializados para o mercado ou então aperfeiçoando alimentos já existentes.
Controle de Qualidade de Alimentos: Especialização em que o engenheiro de alimentos atua inspecionando a qualidade dos processos e das matérias primas das indústrias de alimentos.
Tratamento de Resíduos e Despoluição: O engenheiro de alimentos que trabalha com esta