Plano organizacional
Plano Organizacional
O Projeto da Organização Inicial será simples. O empreendedor pode achar que é capaz de desempenhar todas as funções da organização sozinho. À medida que a carga de trabalho aumenta, a estrutura organizacional precisará se expandir para incluir outros funcionários com funções definidas na organização. Não importa o número real de pessoas envolvidas na direção do empreendimento, a organização deve identificar as principais atividade exigidas para que opere eficientemente. O desenho da organização será a indicação formal e explícita do empreendedor aos membros da organização quanto ao que se espera deles.
•
•
•
• •
Estrutura da organização – define o trabalho dos membros e a comunicação e a relação que esses empregos têm uns com os outros. Essas relações são representadas no organograma da organização. Esquemas de planejamento, mensuração e avaliação – todas as atividades da organização devem refletir as metas e objetivos que subjazem à existência da empresa. Compensações – os membros de uma organização exigirão compensações na forma de promoções, bônus, reconhecimentos, etc. Critérios de Seleção – determinar um conjunto de orientações para selecionar indivíduos para cada cargo. Treinamento – deve ser especificado.
A estruturação da organização pode ser muito simples ou muito complexa. 1. Simples – quando o empreendedor desempenha todas as tarefas; 2. Complexa – quando são contratados funcionários para desempenhar tarefas específicas.
Estágio 1
Presidente
Produção
Marketing/Vendas
Administração
Estágio 2
Presidente
Gerente de Produção
Gerente de Marketing
Gerente Administrativo
Controle de Qualidade
Montagem
Vendas
Promoção e Propaganda
Finanças Contabilidade
Compras
Embarque/ Recebimento
Plano Organizacional
O empreendedor precisará preparar descrições dos cargos e uma análise deles.
Essa descrição servirá como GUIA na hora de determinar