Industria Brasileira na Primeira Guerra Mundial
Momentaneamente porque quando, no período da guerra, o país não tinha mais condições de exportar artigos dominantes naeconomia, como o café e consequentemente importar produtos para o consumo interno, a demanda pelos itens produzidos no país aumentou substancialmente, valorizando os produtos internos.
Entre julho de 1914 e novembro 1918 ocorreu a Primeira Guerra Mundial e, a partir dai, vamos constatar que os períodos de crise foram favoráveis ao nosso crescimento industrial.
Nesses períodos a exportação do café era prejudicada e havia dificuldade em se importar os bens industrializados, estimulando dessa forma os investimentos e a produção interna, basicamente indústria de bens de consumo. Foi nesse cenário que a acumulação de capital advindo da economia cafeeira começou a ser invertido em investimentos industriais. O café começava a não ter mais o rendimento de outrora, e a proibição do aumento da lavoura, fez com que alguns barões do café começassem a diversificar seus investimentos. Surgiram empresários