Impulso da Industrialização Brasileira pós-Segunda Guerra Mundial
Bruna
Gabriel
Daniel
Impulso da Industrialização Brasileira pós-Segunda Guerra Mundial
Brasil
2014
Ana Melo
Bruna
Gabriel
Daniel
Impulso da Industrialização Brasileira pós-Segunda Guerra Mundial
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Faculdade de Ciências Econômicas
Programa de Graduação
Brasil
2014
A ECONOMIA BRASILEIRA APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Após a segunda guerra mundial, a indústria assumiu grande importância no processo de crescimento econômico do Brasil. Na década de 1950, a industrialização recebeu grande impulso com o Plano de Metas, elaborado no governo Juscelino
Kubitschek (1956-1961). Nessa época foram feitos grandes investimentos em infraestrutura (transporte e energia) e ocorreu a consolidação da indústria de base. Além disso, foram criados estímulos fiscais para atrair o capital privado nacional e estrangeiro.
(Terra, 2008) relata fatos e questões sobre o impulso da industrialização brasileira, convidando os leitores a refletir com mais profundidade, os temas mostrados e como estão relacionados com a nossa realidade. Apresenta sugestões de filmes e livros que aprofundam e complementam os temas explorados na obra.
Segundo esta mesma linha de pensamento de (Terra, 2008), (Paiva) relata como iniciou o crescimento da economia brasileira a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
O governo brasileiro no pós-guerra, cortejou os EUA, esperando que a postura brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, ao enviar tropas à Itália em contraste com a posição de simpatia em relação ao eixo de outros governos latino-americanos, em particular a da Argentina, rendesse apoio financeiro ao reequipamento da economia.
(Paiva) objetiva mostrar como o governo brasileiro, através de seu presidente Gaspar
Dutra, moveu-se para a direita, em linha com o agravamento da guerra fria coma ruptura de relação com a ex-URSS e a decisão de tornar ilegal o Partido Comunista.
Ainda segundo (Paiva), o desempenho da