fisica
Galeria das Melhores -Elementos bem executados de logística/cadeia de suprimentos
Zara - A velocidade com que a empresa coloca o produto em loja reduz os riscos de estoque não vendido, maximiza a lucratividade em cada produto por ter pouca sobra de estoque, possibilita maior variedade de linhas (aproximadamente 20.000 peças novas por ano) e lojas constantemente renovadas (duas entregas por semana), mantendo a moda no topo e caracterizando um segmento chamado de Fast Fashion. Hoje, em grande parte graças à sua estratégia verticalizada de produção e logística, a Zara é líder do mercado europeu de confecções, à frente de gigantes como a GAP, H&M, Next e Puma, possuindo mais de 1.600 lojas em 68 países, incluindo o Brasil.
Casas Bahia - Frota composta por 3.062 veículos pesados; mais de nove mil funcionários atuando diretamente nos Centros de Distribuição; 1,2 milhão de entregas por mês; 8,3 milhões de metros cúbicos de área de armazenagem total. Estes são os números da rede varejista de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos das Casas Bahia. Atualmente, a empresa possui oito Centros de Distribuição. As entregas são realizadas em um raio de 1.500 km a partir do depósito central (Jundiaí), para que seja cumprido o prazo de entrega definido com o cliente. Nas filiais, o reabastecimento é feito automaticamente, por meio de um sistema que atua de acordo com a localização do ponto de venda e o seu giro. O próprio sistema propõe o abastecimento, e analistas da rede avaliam os pedidos.
Dell - Estoque zero. Este é o segredo do planejamento logístico bolado pela Dell Computers, conhecido como um dos mais bem sucedidos do mundo e base do crescimento vertiginoso da empresa norte-americana. De oitava posição no mercado de fabricantes de computadores do mundo em 99, a Dell já passou a quarta