Relatório discritivo
Após a leitura da Orientação de estudos para o estudo do capítulo “Caminhos para democratização da escola: a metodologia do Projeto Político Pedagógico”, do componente curricular Projeto Político Pedagógico da Escola, peça a um diretor e um professor que atue na escola de Educação Básica escolhida para responderem às perguntas a seguir.
1-Entrevista com o (a) gestor (a) da escola
O primeiro passo, antes de realizar a entrevista, é entrar em contato com o (a) diretor (a) da escola e explicar a proposta de trabalho que estão realizando como prática pedagógica para o curso de Pedagogia/UNIUBE: a importância do Projeto Político Pedagógico. Feito isso, no dia e horário marcados, leve as perguntas escritas em um papel e anotem as respostas do (a) diretor (a) entrevistado (a).
1- A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico? Como ele foi elaborado?
A escola possui o Projeto Político Pedagógico, sua construção é coletiva, conta com a participação dos professores, pais, pessoal da administração, diretor e especialista da educação.
2- Quais as dificuldades e/ou facilidades para a sua elaboração e implantação?
A dificuldade maior foi encontrar os dados concretos a cerca da historia da escola, e já a facilidade foi, quando assumimos a escola, encontramos o Projeto Político Pedagógico em fase de construção.
3- Quais benefícios esse projeto trouxe à escola? Caso a escola não possua um projeto pedagógico ou político pedagógico procure saber o motivo da inexistência desse projeto e investigue se a diretora considera isso uma perda, ou não, para a escola.
O benefício do Projeto Político Pedagógico é norteador de ações e trouxe para a escola a contribuição para o desenvolvimento escolar dos nossos alunos, e melhorar a prática docente dos nossos profissionais da educação.
1ª) Como professor(a), participa ou participou da elaboração do Projeto Político Pedagógico da sua escola? Qual foi sua atuação?
Sim, por que como