TI verde
TI Verde pode ser definido como o conjunto de práticas sustentáveis que deixam menos prejudicial o uso da computação. (HESS, 2009)
Esse autor ainda cita que atualmente, existe a dependência de computadores para a maioria das atividades. Utilizar a internet, e o que ela tem a oferecer, se tornou um hábito, e às vezes não percebe-se que para os computadores funcionarem da forma que utiliza-se, existe uma grande tecnologia envolvida e milhares de computadores espalhados pelo mundo para dar a resposta que almejada. Assim a TI Verde busca minimizar o desperdício e aumentar a eficiência dos processos relacionados à operação de computadores.
A TI Verde surge como resposta de questões relacionadas aos impactos ambientais.
Como é descrito por Paraíso, Soares e Almeida (2009), o estudo da TI Verde se propõe-se em minimizar a quantidade de matérias-primas não renováveis utilizadas na produção, e assim evitar o desperdício de insumos e diminuir a utilização de substâncias tóxicas, substituindo por outras menos agressivas. ois há uma grande preocupação com o meio ambiente e seus fenômenos.
2. SURGIMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A tecnologia da informação teve seu início após a Revolução Industrial. Acontecida na
Inglaterra na metade do século XVIII, substituiu a mão-de-obra artesanal pelas máquinas inventadas pelo homem. Constituiu o nome revolução pelo impacto que causou na estrutura social, onde foi notável a evolução tecnológica. (CULTURA BRASIL, 2011)
Com isso, foi preciso utilizar recursos naturais que nunca tinham sido explorados, por exemplo, o carvão mineral. Com as indústrias liberando o CO2 na atmosfera, a queima dos combustíveis fósseis só aumentou. Porém, quando as primeiras indústrias surgiram, era uma época de poucos problemas ambientais, e também de baixa produção. E a partir da Revolução
Industrial, a sociedade modernizou e o meio ambiente se transformou. (PINTO, 2009)
Segundo Lucas (2010), a TI é definido como