Tecnico profissional
1.Introdução
A questão fundamental deste trabalho é dar a conhecer os aspectos relacionados com Contabilização e Controlo das Despesas Publicas. Nexte Caso todos os aspectos relacionados com Contabilidade e Controlo das Despesas Publicas na Direcção Provincial da Indústria e Comércio de Inhambane (DPICI).
O desenvolvimento e crescimento económico que se tem registado nos últimos anos em Moçambique, faz com que haja sempre uma crescente preocupação por parte do Governo em modernizar e actualizar o seu papel como responsável na administração Financeira do Estado (SISTAFE), é preciso que a contabilidade pública Moçambicana tenha consistência, materialidade e oportunidade.
A informação prestada pelos gestores e contabilistas públicos sobre a contabilidade e controlo das despesas públicas é preponderante para o país partindo da ideia que os recursos são escassos e a administração pública tem como objectivo principal a prestação de serviços sóciais ao público (satisfação das necessidades colectivas).
A lei n⁰09/2002, de 12 de Fevereiro, a Lei do SISTAFE, preconiza que a partir de 1997, houve a necessidade de se introduzir um novo Sistema de contabilização e controlo das despesas públicas para deixar de lado as regras e normas utilizadas a mais de 100 anos.
O controlo das despesas públicas desperta uma particular atenção, garantindo motivação aos gestores e contabilistas públicos na concretização das metas traçadas duma forma eficaz, eficiente e económica.
1.1.Objectivos
Para PILETTI (1991:80) objectivos consistem numa descrição clara dos resultados que desejamos alcançar com a nossa actividade.
1.1.1. Objectivo Geral
Analisar até que ponto a contabilização e controlo das despesas públicas da DPICI se conforta com a Lei n⁰ 09/2002 de 12 de Fevereiro (Lei do SISTAFE), bem como compreender como é feita a realização dessa despesa pública na DPICI.
1.1.2. Objectivos Específicos
O presente trabalho, em análise cujo tema e Contabilização e