A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918.
Essa guerra alterou para sempre o mapa geopolítico na Europa e no Médio Oriente. Participaram do conflito, a Tríplice Entente, que era liderada pela Inglaterra, França e o Império Russo. E a outra parte do conflito era formada pela chamada Tríplice Aliança, que era liderada pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.
O INÍCIO DA GRANDE GUERRA:
O principal motivo para o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi à rivalidade entre as nações imperialistas.
Em nome dos idéias nacionalistas, os soldados se trucidaram nos campos de batalha.
A burguesia sonhou com os lucros, mas a guerra trouxe a realidade da fome, da desgraça e da morte para os trabalhadores.
DESENVOLVIMENTO:
As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.
O IMPERIALISMO E A GUERRA:
Os países imperialistas competiam por colônias, mercados, matéria-prima, áreas para investir capital e explorar a mão-de-obra local. Mas o mundo ficou pequeno para eles e só havia um modo de continuar com sua expansão: tomando as áreas dominadas por outro país imperialista. O resultado foi a mais terrível guerra que o mundo já conhecera: a Primeira Guerra mundial (1914- 1918).
AS ALIANÇAS MILITARES:
A França e Inglaterra se aliaram por causa de um inimigo comum, a Alemanha. A Alemanha pensava em fazer uma estrada de ferro para transportar o petróleo do oriente até as indústrias alemãs. Mas os Ingleses e os Russos detestaram esse projeto. Os Ingleses, porque