Indice de Saponificaçao de Oleos e Gorduras
Oleos e gorduras de forma quimica e biologica historia do sabão o que é e como é feito, reação avanço do sabão indice de saponificação
OBJETIVO
O objetivo do presente experimento é determinar o índice de saponificação de alguns óleos e gorduras.
EXPERIMENTAL
Materiais:
Balões de 250 mililitros; óleo de canola; banha de porco; solução alcoólica de hidróxido de potássio 0,5 mol. L-1; bureta de 50 mililitros; ácido clorídrico 0,5 mol. L-1; pérolas de vidro; manta aquecedora; solução alcoólica de fenolftaleína 1%; balança analítica,; condensador; pipeta Pasteur; água.
Procedimento:
Em um balão de destilação de 250 mililitros foram colocados exatos 1,9724 gramas de óleo de canola da marca LIZA® e adicionados 25 mililitros de solução alcoólica de hidróxido de potássio 0,5 mol. L-1 e também algumas pérolas de vidro. Esse balão foi colocado em uma manta aquecedora e ligado sob refluxo por 30 minutos, alterando a intensidade do aquecimento conforme necessário.
Durante o aquecimento do balão, 25 mililitros de hidróxido de potássio alcoólico foram titulados com solução de ácido clorídrico 0,5 mol. L-1. Foi usado como indicador, 1 mililitro de solução alcoólica de fenolftaleína 1%. Esse foi considerado teste em branco para saber o volume, aproximado, de ácido clorídrico necessário para titular posteriormente a amostra de óleo.
Após os 30 minutos de aquecimento, o balão foi resfriado e 1 mililitro de indicador fenolftaleína alcoólica 1% foi adicionado ao mesmo. Titulou-se o volume do balão com o ácido da bureta, verificando o volume gasto de ácido.
O mesmo procedimento foi realizado com outro balão de destilação contendo 1,5007 gramas de banha de porco, as pérolas de vidro e 25 mililitros de solução alcoólica de hidróxido de potássio 0,5 mol. L-1. Titulando, com ácido, o seu volume após o aquecimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os volumes das titulações são mostrados na tabela à seguir:
Amostra
Volume gasto de ácido (em mL)
Teste em Branco