Incubadoras de empresa
INCUBADORAS DE EMPRESAS
São Carlos
2013
INCUBADORAS DE EMPRESAS
Projeto de Pesquisa desenvolvido como exigência parcial da disciplina de Metodologia do trabalho cientifico, do curso de Administração, sob orientação do Prof. Josmar Brandão.
São Carlos
2013
Sumário INTRODUÇÃO 4 JUSTIFICATIVA 4 OBJETIVOS GERAIS 5 Objetivos específicos 5 HIPÓTESES 5 REFERENCIAL TEÓRICO 5 METODOLOGIA 7 CRONOGRAMA 8 REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
A quantidade de novas empresas no Brasil vem crescendo cada vez mais. Em média, nos últimos cinco anos foram registrados, anualmente, cerca de mais de 600 mil novos negócios. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil possui a maior Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA), com isso temos 21,1 milhões de empreendedores, ficamos atrás somente da China. Mais da metade da micro, pequenas e médias empresas, (56%), fecha as portas até o terceiro ano de vida, segundo dados do Sebrae.
As incubadoras são formas de estimulo ao empreendedorismo, elas fortalecem as empresas em seus primeiros anos de existência, buscando oferecer neste período apoio estratégico.
As incubadoras oferecem uma série de facilidades, como:
- Espaço físico para alojar as empresas;
- Assessoria para a gestão técnica e empresarial;
- Infraestrutura e serviços compartilhados: salas de reunião, telefone, fax, acesso à internet, suporte em informática;
- Acesso a mecanismos de financiamento;
- Possibilidade de ampliar mercados e networking;
- Processo de acompanhamento, avaliação e orientação.
JUSTIFICATIVA
O ponto de partida se deu através de uma palestra realizada pelo sócio da empresa INNOVARE, da qual tivemos conhecimento sobre o que são incubadoras. Após isso resolvemos nos aprofundar mais sobre o assunto para saber quais os exemplos de incubadoras, seus objetivos e se realmente são eficazes.
OBJETIVOS GERAIS
Verificar a eficácia das