Princípios básicos do exercício
O desempenho atlético progrediu muito nos últimos anos. Níveis de desempenho inimagináveis hoje são comuns, e o número de atletas capazes de alcançar resultados surpreendentes cresce a cada dia. A que se deve esse aumento tão surpreendente nos resultados? Não há uma resposta simples. Pode-se dizer que o desporto é um campo desafiador porque encorajam os atletas a longas e severas horas de trabalho. Além disso, a ciência do desporto passou da fase meramente descritiva para a científica em parte por meio do auxílio de especialistas do desporto e de cientistas de várias áreas, havendo hoje um amplo conhecimento que se reflete em metodologias mais sofisticadas de treinamento dos atletas.
O treinamento não é um hábito da civilização contemporânea. Na antiguidade clássica treinava-se sistematicamente para atividade militares e olímpicas. Hoje, os atletas preparam-se para atingir um objetivo específico, fisiológico, isto é, melhorar as funções orgânicas, aprimorando o desempenho. Dessa forma, busca-se que o atleta aumente suas habilidades e capacidades de trabalho e desenvolva, também, fortes traços psicológicos.
O programa anual é uma ferramenta que norteia o treinamento desportivo. Ele é baseado em um conceito de periodização, que, por sua vez, se divide em fases em princípios de treinamento. Este último norteia de forma correta um treinamento, almejando qualidade de vida e rendimento esportivo.
AQUECIMENTO
O aquecimento é a primeira parte da atividade física e tem como objetivo preparar o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente para a atividade física.
Características:
- duração de 3 a 10 minutos;
- os exercícios devem envolver os grandes grupos musculares;
- elevação da temperatura corporal;
- respiração de acordo com a intensidade do exercício;
- a intensidade dos exercícios deverá aumentar de forma gradual;
- exige execução e posturas corretas;
- aumento da frequência cardíaca.
Existem dois tipos de