Burocracia
A burocracia é baseada na racionalidade, a fim de garantir máxima eficiência no alcance de objetivos. Houve a necessidade e estabelecer regras, controle, fluxos e maneiras para diminuir as grandes perdas da desorganização que aumentavam na medida em que as empresas cresciam.
Com isso é possível ter mais controle sobre o que acontece na empresa, sem perder pedidos de clientes e saber exatamente o controle de itens em estoque, as que haviam sido rejeitadas e as vendidas.
Permitiu-se que as compras fossem mais ligeiras, pois era concentrada em apenas uma pessoa, sabiam exatamente o que cada um fazia e qual era sua função/meta, passando a correr com mais rapidez e organização. Como diriam a burocracia ajudou a colocar ordem na casa, porem este não é apenas o lado bom que existe, o que se vê ou entende-se quando tal palavra é dita, e isso certamente existe devido o seu uso sem bom- senso.
Max Weber afirma que o moderno sistema de produção, eminentemente racional e capitalista se originou da “ética protestante”: o trabalho árduo e o ascetismo proporcionando a poupança e reaplicação das rendas excedentes, em vez de seu dispêndio para o consumo.
Weber notou que o capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas inicialmente em países protestantes. Externa, entende que a natureza deve nos servir, devemos atuar sobre ela para satisfazê-las nossas necessidades e interna mostra o "Eu" em busca de algo e este algo é o lucro.
Uma vantagem da burocracia é a definição de cargos e uma desvantagem é não assimilar as inovações tecnológicas com