burocracia
Objetivos:
-Compreender as principais características da burocracia segundo Weber.
-Atingir o entendimento da burocracia expresso na obra de Tragtenberg.
-Aprender o entendimento da burocracia segundo a obra de Prestes Motta.
-Analisas as relações entre os entendimentos da burocracia de ambos os autores. (Tragtenberg e Prestes Motta)
Introdução:
Organização, poder e controle o que define a burocracia segundo Tragtenberg e Motta.
A burocracia é resultada em diversos entendimentos como por exemplo: organização, categoria social e poder político.
A Burocracia segundo Weber: ponto de partida de Tragtenberg e Prestes Motta.
A burocracia quando analisada isoladamente, como fenômeno atemporal, perde sentido, pois é por meio da racionalidade oriunda de um meio de produção específica que uma estrutura se ergue e se instaura. A vantagem da organização burocrática no capitalismo é a superioridade puramente técnica sobre qualquer outra forma de organização. Comparar a burocracia com outras formas de organização é a mesma coisa que comparar uma máquina aos modos não mecânicos de produção.
Para Weber, a burocracia serve para estabelecer uma hierarquia, que define níveis de autoridade, além de um sistema de mando e subordinação com gerência das atividades e tarefas delegadas por autoridade. Visando isso, a administração é formalizada através de documentos que regularizam as condutas e as atividades das pessoas. (contratos)
“Essa parte eu achei muito importante, pois ela fala do contrato como um modo de padronizar atitudes e a partir disso, controlar os funcionários.”
Weber acreditava que a especialização era uma maneira de controlar os funcionários, tornando-os de fácil substituição. Essa especialização era feita através de treinamentos.
O salário é definido pela tarefa realizada, por suas particularidades e pela posição hierárquica do funcionário. O cumprimento dos objetivos deve ser executado através de tarefas