Burocracia
O termo burocracia não era para ser algo ruim; aliás, em sua essência não é. É através dela que temos segurança de que procedimentos e regras serão sempre seguidos, o que evita fraudes e surpresas indesejáveis e de que não havendo distinções (todos serão tratados de forma igual)mas o que torna o termo tão pejorativo é quando diz-se sobre os trâmites de um processo, por exemplo, para abrir uma empresa, pois envolve muitos procedimentos ,divisões, regras o que dificulta o funcionamento do sistema.O líder burocrático é aquele que é imposto por alguém. O chefe de uma seção,por exemplo, é imposto pelo diretor de uma empresa; ele pode ser ou não um líder ou simplesmente ser chefe.
Hierarquia da autoridade A burocracia estabelece os cargos segundo o princípio de hierarquia:Cada subordinado deve estar sob a supervisão de um superior; Não há cargo sem controle ou supervisão; A hierarquia é a ordem e subordinação, a graduação de autoridade correspondente às diversas categorias de participantes, funcionários e classes; o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia.Os cargos estão definidos por meio de regras limitadas e específicas.Rotinas e procedimentos A burocracia fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo:O ocupante do cargo não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe que ele faça; A disciplina no trabalho e o desempenho no cargo são assegurados por um conjunto de regras e normas, que tentam ajustar o funcionário às exigências do cargo e das organizações;Todas as atividades de cada cargo são desempenhadas segundo padrões claramente definidos.
Histórial de Burocracia
O termo Burocracia é originário da fusão do termo latino burrus com o termo francês bure. A união dessas duas partículas criou a palavra bureau, usada inicialmente para definir um tipo de tecido escuro que era utilizado para cobrir as escrivaninhas de repartições públicas. Mais