Burocracia
Para Max Weber a burocracia é uma organização eficiente. E para conseguir esta eficiência ele nos mostra dez características que devem ser executadas para conseguir esta excelência.
1° CARATER LEGAL DAS NORMAS E REGULAMENTOS: A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É baseada em uma legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar. Essas normas e regulamentos são escritos e também são exaustivos porque abrangem todas as áreas da organização, prevêem todas as ocorrências e as enquadra dentro de um esquema definido capaz de regular tudo o que ocorre dentro da organização. As normas e regulamentos são legais porque conferem as pessoas investidas da autoridade um poder de coação sobre os subordinados a disciplina e também possibilitam a padronização dentro da empresa e assim definem uma estrutura social racionalmente organizada.
2° CARATER FORMAL DAS COMUNICAÇÕES: A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma comunicação escrita. Daí o caráter formal da burocracia: todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar a comprovação e comunicação adequada, bem com assegurar a interpretação unívoca das comunicações. Como as comunicações são feitas repetitivas e constantemente, e a burocracia lança mão de rotinas e formulários para facilitar as comunicações e rotinizar o preenchimento de sua formalidade. Sendo assim a burocracia é uma estrutura social formalmente organizada. 3° CARATER RACIONAL E DIVISÃO DO TRABALHO: A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão de trabalho. Esta divisão do trabalho atende a uma racionalidade, é adequada ao objetivo a ser atingido: a eficiência da organização. Daí o aspecto funcional da burocracia. Há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelece as atribuições de cada