Positivo retoma demanda
Por Moacir Drska | Valor
SÃO PAULO - Depois de identificar uma demanda por computadores no varejo abaixo das expectativas no segundo trimestre, a Positivo Informática prevê um reaquecimento do mercado para o segundo semestre. O pano de fundo para essa expectativa inclui uma série de fatores, que vão desde o aumento tradicional de vendas no varejo no período - especialmente no quarto trimestre - até a retomada das compras governamentais.
“Além desses aspectos, a entrada dos produtos com o Windows 8 deve gerar uma demanda significativa, como sempre acontece com os lançamentos de novas versões do sistema operacional da Microsoft”, afirmou Hélio Rotenberg, diretor-presidente da Positivo Informática em teleconferência realizada hoje com analistas e investidores.
Como reflexo dessa novidade, a Positivo Informática está investindo no lançamento de novas linhas que chegam ao varejo a partir do fim do mês, com destaque para notebooks mais finos e ultrabooks. Em relação aos novos tablets da fabricante, que serão lançados nas redes varejistas no fim de setembro, Rotenberg não revelou se os dispositivos serão baseados no sistema operacional da Microsoft. Hoje, esses equipamentos rodam no Android, sistema operacional do Google.
No segmento de governo, Rotenberg explicou que as compras começam a ser reforçadas agora, com a expectativa de uma série de processos descentralizados de aquisição de computadores. Ele destacou ainda que a empresa possui uma carteira contratada de 350 mil equipamentos no setor para 2012 e ressaltou o fato de que a companhia acabou de ganhar a licitação para a entrega de 650 mil tablets ao Ministério da Educação. “Esse contrato deve trazer reflexos também no varejo, visto que iremos ganhar uma escala incomum para um fabricante de tablet no Brasil”, observou.
A estratégia da Positivo para ampliar suas fontes de receitas também estão no centro das estimativas para os próximos meses. Desde o