Incubadora de empresas
Uma incubadora de empresas compreende um espaço físico, com infra-estrutura técnica e operacional associada, especialmente configurado para transformar idéias em produtos, processos ou serviços. Arquitedas para acolher, amparar as pequenas e microempresas empresas tem como por objetivo a criação ou o desenvolvimento das mesmas, apoiando as nas primeiras etapas de suas vidas.
Para que servem?
Além dos espaços e serviços oferecidos, a própria concepção do sistema de incubação propicia o intercâmbio de idéias e tecnologias entre empresários incubados. Aprendem a importância de compartilhar o mesmo espaço, realizar parcerias e cultivar relacionamentos interpessoais de forma efetiva. Ter um projeto incubado, significa ter um negócio com grande potencial de sucesso, que se desenvolve num ambiente propício para que se estabeleça fortalecido no mercado para o desenvolvimento socioeconômico, na medida em que são potencialmente capazes de induzir o surgimento de unidades produtivas que geram grande parte da produção industrial.
Como se faz para incubar uma empresa?
As incubadoras de base tecnológica procuram apenas empresas que atendem a esse mercado. Já as mistas procuram vários tipos de empresas. O importante é que a empresa incubada tem que agregar um diferencial ao mercado com seu produto. Somente o empreendimento inovador é selecionado por uma incubadora. Dependendo do setor que a incubadora atua, consultores específicos selecionam as empresas a serem incubadas.
São estes os itens mais importantes para ser selecionado por uma incubadora:
* Mostrar que o seu produto ou serviço é viável economicamente
* Provar que há demanda no mercado para o produto
* Apresentar um grau de inovação
* Ter pessoas à frente do negócio com espírito empreendedor
* Para empresas de base tecnológica, ter uma boa interação com uma universidade
Outras incubadoras levam em conta ainda mais fatores para selecionar uma empresa, como o potencial de