Nr 12
NR 12 é de adoção compulsória. Fiscais fizeram vistorias na Mecânica 2012
A adoção obrigatória pela indústria metalmecânica brasileira da nova Norma Regulamentadora 12 - Segurança em Máquinas e Equipamentos poderá ter o dom de reduzir o altíssimo número de acidentes que ainda envolvem os trabalhadores do setor. Com cerca de 2,2 milhões de trabalhadores metalúrgicos, o Brasil é um dos países com uma das maiores taxas de acidentes de trabalho nesta área da indústria.
De acordo com um levantamento do Dieese, nada menos do que 11% de todos os acidentes notificados de todos os ramos são do trabalho metalúrgico, dos quais 6% geram óbitos. Em segundo lugar, fica a construção civil. A maior incidência dos acidentes na área metalmecânica está na fundição, no setor naval, aeroespacial e automotivo (especialmente nos segmentos de ônibus e caminhões). Quanto aos índices de mortalidade, as maiores taxas são registradas nas áreas de fundição e forjaria.
Para piorar o quadro, o Dieese esclarece que os dados disponibilizados pelos órgãos oficiais certamente não retratam com fidelidade a realidade de acidentes de trabalho no Brasil. Isto aconteceria porque nem todos os casos são notificados ao Ministério do Trabalho. Além disso, os trabalhadores terceirizados e os autônomos não estão incluídos nas estatísticas - embora, neste último caso, o problema afete mais o setor de construção civil e o de serviços do que o industrial propriamente dito.
"A NR 12 certamente vai obrigar os fabricantes de equipamentos, as empresas metalmecânicas e os próprios trabalhadores a desenvolverem a cultura de segurança de máquinas no país, que é hoje ainda embrionária", diz José Amauri Martins, gerente de treinamentos técnicos e coordenador de gestão de normas técnicas da Ace Schmersal, multinacional alemã fabricante de produtos para automação e sistemas de segurança industrial. "Pode finalmente disseminar a noção, óbvia, mas pouco compreendida, de