Incubadora de empresas
O que é?
As Incubadoras de empresas são organizações que podem estar vinculadas as instituições de ensino públicas ou privadas, prefeituras, e até mesmo iniciativas empresariais independentes. A base de sustentação de um programa de incubação está alicerçada na difusão da cultura empreendedora, do conhecimento e da inovação.
Através das incubadoras é possível apoiar novos empreendimentos de projetos inovadores, por meio da oferta de inúmeras facilidades e apoio aos empreendedores, tais como: consultorias especializadas, orientações e capacitações gerenciais, espaço físico e infraestrutura operacional, administrativa e técnica.
As Incubadoras abrigam empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas. Se tratando de uma Incubadora de Empresas de base tecnológica, como a do Inatel, a tecnologia representa um alto valor agregado.
Na maioria das vezes, as Incubadoras de Empresas são constituídas através de convênios ou termos de cooperação, firmados entre várias instituições comprometidas com o desenvolvimento da região, ou seja, contando com o apoio de universidades, institutos de pesquisa, prefeituras, empresas e associações de classe.
A Incubadora ainda pode contar com o apoio dos parceiros, de modo formalizado, através de Termos de Parcerias, Termos de Cooperação ou Convênios. É Obrigatório que a Incubadora tenha uma gestora, que atue como entidade responsável por sua condução. Desta forma, a Incubadora pode ter personalidade jurídica própria, ou ainda ser um programa dentro de um núcleo ou departamento na estrutura organizacional, seja de uma fundação, associação, organização não governamental, entre outros com ou sem fins lucrativos.
Uma incubadora de empresas é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (industriais, de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves), oferecendo suporte técnico, gerencial e formação