Incubadora de empresas
O que é?
Incubação de empresas é um processo de transferência de tecnologia que estimula a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empresas competitivas, mediante a adoção de práticas administrativas modernas e a absorção de tecnologias inovadoras. É uma ferramenta de formação complementar do empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais, além de funcionar como agente facilitador do processo empresarial e de inovação das empresas. Esse processo promove o desenvolvimento sócio-econômico ao induzir o surgimento de unidades produtivas que contribuam para o aumento da produção e a criação de postos de trabalho, a custos reduzidos.
A incubação caracteriza-se pela utilização de espaço físico especialmente construído ou adaptado, localizado em qualquer incubadora parceira do território nacional, para alojar temporariamente empresas da cadeia produtiva, cujo diferencial de negócio seja a inovação tecnológica.
Como funciona?
É aberto um processo seletivo e as empresas interessadas apresentam seu projeto de negócio. O grupo de consultores da incubadora avalia a idéia e havendo vaga aceita o empreendimento. Daí, a empresa fica de três a quatro anos “incubada”, recebendo consultoria para que ela possa se fortalecer. Depois desse tempo, dizemos que a empresa está graduada e poderá sobreviver sozinha ao mercado. E esse tempo que a empresa permanece nas incubadoras é muito importante porque, em geral, a "taxa de mortalidade" das empresas aparece nos cinco primeiros anos. Podemos comparar as incubadoras de empresas com as incubadoras de recém-nascidos, pois assim como os bebês, passada a fase de risco, as empresas estão prontas para sobreviver.
A empresa incubadora ainda pode trazer alguns princípios básicos dentre eles:
* Coletar e avaliar as informações-chave para decidir se a incubadora é viável ou não.
*Elaborar estudo de viabilidade econômica da incubadora que evoluirá para um plano de negócios.
* Estruturar o