inclusão
Um guia para educadores Susan Stainback/William Stainbac
Apresentação: quem faz é a Maria Teresa Eglér Mantoan (pedagoga, doutora em Educação, Professora da Unicamp e referência para as ações inclusivas)
Prefácio
Salas de aula inclusivas: todas as crianças podem aprender e fazer parte da vida escolar e comunitária; a diversidade é valorizada fortalece a turma e oferece a todos os seus membros maiores oportunidades para a aprendizagem.
Quais são as estratégias básicas e práticas para se fazer uso das diferenças de raça, de capacidade, de gênero e de classe social para melhorar a aprendizagem de todos os estudantes?
Escola inclusiva: é aquela que educa todos os alunos em salas de aula regulares, todo aluno recebe educação e frequenta aulas regulares; é aquela que todos os alunos recebem oportunidades educacionais adequadas, que são desafiadoras, porém ajustadas às suas habilidades e necessidades, recebem todo o apoio e ajuda de que eles ou seus professores possam necessitar.
Renovação escolar e reestruturação da escola – descrevem a necessidade de transformar as escolas públicas em instituições acolhedoras e sensíveis, capazes de responder de maneira humana e eficiente às necessidades e habilidades específicas de todos os alunos.
Envolve o repensar de nossas atitudes e crenças sobre as crianças, sobre a educação, sobre a atmosfera e sobre a(s) cultura(s) das escolas.
O principal enfoque do livro são as estratégias práticas que tiram proveito das diferenças entre os alunos e o pessoal da escola para melhorar o sucesso social e a realização educacional de todos os alunos.
CAP I
A inclusão é um novo paradigma de pensamento e de ação, no sentido de incluir todos os indivíduos em uma sociedade na qual a diversidade está se tornando mais norma do