Inclusão socioeducacional
Cursista: Noêmia Bezerra da Silva Medeiros
Base Legal: Curso Livre – Qualificação Profissional
Modalidade: EaD
Coordenação Técnica: Professor José Flávio da Paz
ATIVIDADE DA UNIDADE II
Após a leitura do material e o debate no fórum responda dissertativamente:
1. Como você definiria a expressão “necessidades educacionais especiais”?
São necessidades relacionadas aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldades de aprendizagem. Esses alunos não são, necessariamente, deficientes, mas são aqueles que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas.
2. Uma criança com deficiência tem Necessidades Educacionais Especiais (NEE)? Justifique sua resposta.
Sim. Porque uma criança deficiente é a criança que se desvia da média ou da criança normal em: características mentais, aptidões sensoriais, características neuromusculares e corporais, comportamento emocional e social, aptidões de comunicação e múltiplas deficiências, até ao ponto de justificar e requerer a modificação das práticas educacionais ou a criação de serviços de educação especial no sentido de desenvolver ao máximo as suas capacidades.
3. Quais critérios definem o limite entre um aluno possuir ou não uma NEE?
Para um aluno ter necessidades educativas é motivo de uma diferença para menos ou para mais relativamente aos restantes membros da turma, diferença essa cada dia acentuada pela desvalorização de que é alvo. Em geral estes alunos são pouco solicitados para trabalhos de grupo ou brincadeiras, pela sua falta de destreza, o que os leva a não demostrarem e a não desenvolverem as suas possíveis aptidões.
4. Conceitue “deficiências físicas não sensoriais” e “deficiências sensoriais”?
As pessoas com deficiência física não-sensorial apresentam alterações musculares, ósseas, articulatórias ou neurológicas que podem ter limitações na sua capacidade de locomoção, postura, movimento ou uso