Por que aprender LIBRAS
Além de inúmeras disciplinas específicas de área a serem cursadas, muitos alunos dos cursos de graduação se deparam com a obrigatoriedade de aprender a língua brasileira de sinais, quando então se perguntam: por que devo aprender LIBRAS?
A obrigatoriedade da disciplina de LIBRAS ocorreu com o decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, após o reconhecimento da LIBRAS como uma das línguas oficiais no país, através da Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Segundo o decreto:
Art. 3o A LIBRAS deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
§ 1o Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério.
§ 2o A LIBRAS constituir-se-á em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional, a partir de um ano da publicação deste Decreto. (BRASIL, 2005).
Ter a disciplina de LIBRAS nas universidades brasileiras é uma vitória para a comunidade surda, após décadas lutando pela valorização e reconhecimento da língua de sinais. Ter a língua de sinais no currículo da universidade gera uma mudança social não somente pela sua presença, mas também pela aceitação e compreensão por parte dos alunos. É o caso de alunos que já trabalham como professores ou que já tiveram, ou têm, a experiência em sala de aula com um aluno surdo. Este graduando terá uma melhor compreensão da importância da LIBRAS do que o aluno que nunca teve contato anterior com o