Fase aérea da braçada do estilo costas e respiração. (definição, movimento correto, principais erros e exercícios para correção).
Fase aérea ou de Recuperação
Desmanchamento: rotação do braço para dentro. Com a mão com o polegar para cima, os braços se movimentam verticalmente e para cima sempre na mesma linha do corpo. Rotação medial do braço para fora da água para que o dedo mínimo faça a entrada da mão novamente na água, Normalmente, os técnicos dizem: sai o dedão entra o dedinho, para explicar o movimento giratório dos braços. A flexibilidade do ombro é fundamental.
Respiração
Como o rosto está sempre fora da água, não há grandes problemas em comparando com os outros nados. A respiração é mais natural, o ar é inspirado durante a recuperação de um braço e expirado na recuperação do outro.
Erros comuns: respiração sem ritmo
Braços
Como no crawl, a ação dos braços é alternada são propulsores do nado e divide-se em duas fases: Sub-aquática ou propulsiva e recuperação.
Propulsiva
Agarre: é a base da fase propulsiva movimento começa com o braço dentro da água mão alinhada à frente do ombro braço estendido - punho ligeiramente flexionado trajetória da mão é para baixo saindo da linha do ombro neste estágio começa o rolamento do ombro;
Tração: Braços flexionados ou estendidos? Alguns autores aconselham na fase de aprendizagem deste nado, para crianças, ensinar a braçada com braços estendidos pelo fato de ser mais fácil de aprender.
A braçada com os cotovelos flexionados está comprovada cientificamente ser mais eficiente antebraço e mão voltados para os pés à mão se move para baixo descrevendo um "s" alongado; o ângulo entre o braço e o antebraço diminui quase até um ângulo reto, ao atingir o nível do ombro a força da articulação do ombro dita a magnitude deste movimento a tração vai até que o braço e mão atinjam simultaneamente o plano lateral do ombro neste ponto a mão está mais afastada lateralmente do corpo.
Empurre
A mão é que conduz o movimento