INCLUSÃO, DIVERSIDADE E AVALIAÇÃO
Priscila P Campos
Gestão Escolar
INCLUSÃO, DIVERSIDADE E AVALIAÇÃO
Ao longo dos anos o processo educacional tem sofrido grandes mudanças, transformações tecnológicas, sociais e culturais. Vivemos em uma época de globalização, do diferente, da comunicação e da informação que vêm sendo modificadas constantemente refletindo diretamente na cultura da sociedade.
A educação ainda pode ser considerada como a chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento, no aprendizado.
O desenvolvimento e as informações estão cada vez mais acelerados e são atualizados constantemente e neste contexto a educação, ou o processo educacional pode influenciar diretamente na inclusão ou permanência do aluno na escola, assim, desta forma, a escola deve ser vista como fonte de conhecimento, uma forma de ensino aprendizagem, deve trabalhar com a diversidade cultural promovendo a inclusão e eliminando barreiras para o desconhecido.
Ainda nos dias de hoje, pessoas são excluídas do meio social e temas como diversidade cultural, educação inclusiva e a avaliação vem sendo discutidos no meio educacional, pois, os temas podem afetar diretamente na permanência do aluno na escola.
O Brasil é um país onde a cultura parte da presença de diferentes povos, desde o início da nossa história tiveram grandes diversidades, primeiro com os indígenas que possuíam sua cultura voltada para a guerra e à natureza, depois, os colonizadores portugueses, negros africanos com suas crenças e costumes, italianos, japoneses e alemães, todos contribuindo com a miscigenação de povos que aos poucos foram se misturando e se integrando a nossa cultura.
Cada povo que veio para o nosso país acrescentou um pouco de suas culturas que hoje vivenciamos no nosso cotidiano como religião, manifestações culturais, costumes e ainda, diversas alterações regionais.
Diante deste assunto, como a inclusão, a diversidade cultural e os métodos de avaliações podem