Educação especial
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OFERTA ESPECIAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CAMILA ALVES
A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR.
MAFRA
2012
CAMILA ALVES
A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR.
Projeto apresentado como exigência de nota na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica no Curso de Pedagogia – Oferta Especial na Universidade Estadual de Ponta Grossa.
MAFRA
2012
1. TEMA A inclusão no contexto escolar.
2. SITUAÇÃO PROBLEMA
Como o gestor vai trabalhar a inclusão no contexto escolar junto da equipe pedagógica, bem como de todos os sujeitos envolvidos no processo pedagógico. 3. JUSTIFICATIVA À inclusão no Brasil está caminhando devagar. O maior problema é que as redes de ensino e as escolas não cumprem as leis e não estão preparadas para trabalhar com a inclusão.
A nossa Constituição garante desde 1998, o acesso a todos no Ensino Fundamental, sendo que alunos com necessidades especiais devem receber atendimento especializado preferencialmente nas escolas especiais, que não substitui o ensino regular. Estamos num processo de conscientização. A escola precisa se adaptar para a inclusão. Além das adaptações físicas, a escola precisa oferecer atendimento educacional dentro de metodologias adaptativas a cada realidade dos sujeitos inclusos.
Falar de uma escola inclusiva é falar de uma escola para todos, onde sejamos capazes de aprender com a diversidade.
É importante salientar que a escola inclusiva caracteriza-se pelo comprometimento e compromisso em desenvolver continuamente a capacidade de acolher e trabalhar com as diferenças individuais e até culturais.
Segundo Mantoan, “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”.
Para a educadora, na escola inclusiva professores e alunos aprendem uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças, esse é o primeiro passo para construir uma escola inclusiva.
A inclusão é a