projeto de intervenção
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: ano letivo
PÚBLICO ALVO–Pessoas com necessidades especiais.
RESPONSÁVEIS PELO PROJETO-Maria Celiania da Silva.
APRESENTAÇÂO
O Atendimento Educacional Especializado constitui-se no serviço de Atendimento Especializado à Pessoa com Deficiência, caracteriza-se por ser uma ação do sistema de Ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo e oferece suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.
O presente serviço é fruto da política educacional que tem como um dos objetivos a universalização do ensino e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, independente de suas convicções politicas, sociais, físicas, emocionais e outras. Os serviços constituem parte da diversidade do currículo, organizado institucionalmente para dar apoio, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns.
O atendimento consistirá em três etapas: aprimeira consiste em entrevista aos responsáveis pelo aluno a fim de coletar dados relevantes ao processo educativo do mesmo. Na segunda etapa será aplicada a avaliação diagnóstica tendo como foco a análise das dificuldades e potencialidades dos alunos apresentados pela escola de origem. Essa avaliação é constituídade uma gama de atividades distribuídas nas funções a serem analisadas: função cognitiva, função motora e função pessoal e social que subsidiará a avaliação final da terceira etapa.
Nesta última, será emitido um parecer conclusivo resultante de todas as etapas realizadas, no qual constam as considerações sobre as funções acima citadas e fatores que indicam sua permanência no atendimento especializado. Assim, nossas escolas somente poderão ser consideradas inclusivas quando estiver organizados para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação, um ensino significativo, que garanta o acesso ao conjunto