Inclusão da criança deficiente na escola
Inclusão da criança deficiente na escola
Flavia Regina Machado Boeira
Prof. Carmelita Gutz
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi
Licenciatura e artes (ART0089) – Psicologia geral e do desenvolvimento
18/06/2012
RESUMO
Neste trabalho teremos como objetivo entender os processos de inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar. Discutimos aqui o Estatuto da criança e do adolescente da parte que defende a educação dos portadores de deficiência.
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Leis. Conceitos. Acessibilidade.
INTRODUCÃO
Este trabalho tem por finalidade estudar os aspectos e a importância de incluir crianças com necessidades especiais na rede de ensino.
Acolher e incluir crianças com necessidades especiais significa adaptar o sistema escolar às necessidades de seus alunos, fazer com que alunos especiais façam parte do convívio escolar. Um único sistema educacional de qualidade para todos.
É preciso entender que a inclusão não é apenas para crianças deficientes, mas para todos os excluídos ou descriminados, para as minorias.
A escola inclusiva deve ter como objetivo principal o ensino coletivo não importando se a criança é portadora de necessidades especiais ou não.
Para termos esta ação bem-sucedida, a atitude da família e principalmente da escola é o fator principal neste processo. A escola deve estar muito bem preparada para acolher crianças com diferentes necessidades, promovendo a elas um ensino de qualidade.
Este processo é muito complicado devendo ser trabalhado junto com todos os envolvidos: Pais, professores, alunos e toda a comunidade escolar.
A Educação Inclusiva pode enfatizar a aprendizagem, a socialização, a formação para o exercício da cidadania e preparar para a inserção no mundo do trabalho.
A