Imunidades Regionais
CURSO MEDICINA
Igor Gama
Jeniffer de Deus
Roberto Galletti
IMUNIDADE REGIONAL: Respostas Imunes Especializadas em Tecidos Epiteliais e Imunoprivilegiados
Porto Velho - RO
2014
Introdução
O Sistema imune desenvolveu propriedades especializadas em diferentes partes do corpo, especialmente em superfícies epiteliais. Tais especialidades são essenciais para a proteção contra tipos de desafios microbianos que são mais frequentemente encontrados nesses locais e também asseguram a tolerância a organismos comensais não patogênicos que vivem no epitélio e no lúmen dos órgãos mucosos. O conjunto dos componentes do sistema imune que serve a funções especializadas em uma localização anatômica particular é denominado Sistema Imune Regional.
Os sistemas imunes regionais incluem o sistema imune mucoso, que protege barreiras mucosas gastrointestinais, broncopulmonares e genitourinárias , e o sistema imune cutâneo. Os sistema imune gastrointestinal é o maior e mais complexo, pois possui grandes números de linfócitos e grande quantidade de anticorpos produzidos nele. O sistema inume gastrointestinal diminui todas as outras partes do sistema imune combinadas, e o fato de tantos recursos serem dedicados ao intestino reflete a grande área de superfície da mucosa intestinal, a qual foi desenvolvida para maximizar a função absortiva primária do tecido, mas também deve resistir a trilhões de bactérias no lúmen.
Os principais sistemas imunes regionais compartilham uma organização anatômica básica, na qual existe uma barreira epitelial mais externa que apresenta funções essenciais de prevenir a invasão microbiana; tecido conjuntivo subjacente contendo células de diversos tipos, distribuídas de forma difusa, que são importantes para as respostas imunes inatas e adaptativas contra microrganismos locais; e linfonodos drenantes mais distantes, onde as respostas imunes adaptativas aos microrganismos invasores são iniciadas e