Pain Is El Tricos
Existem no mercado dois tipos de painéis, os metálicos e as caixas de poliéster. Os componentes são fixados em uma chapa interna no painel que pode ser metálica ou de Celeron.
Além dos painéis individuais, temos os chamados Centro de Controle de Motores, ou CCM, que possuem um conjunto de gavetas dispostas de maneira a partilharem um barramento de força principal, que está ligado a um sistema de proteção geral do CCM, em que é conectada a entrada de energia do sistema. Os CCM’s são projetados de maneira a ocupar espaço de maneira inteligente, abrigar vários sistemas de partida de um processo, centralizando o controle de motores, e podem ser facilmente associados a sistemas de automação industrial.
Os painéis de força e controle são equipamentos construídos com dupla função : acionamento elétrico e controle. Geralmente, esses painéis são projetados para operarem de forma dedicada a um determinado equipamento de processo, sendo acionamento e controles específicos para aquele conjunto de cargas elétricas e devices (sensores, válvulas, transmissores) de processo.
Calhas para Cablagem
Para evitar fiação exposta dentro do painel, são utilizadas calhas de material isolante para a passagem dos cabos. Elas podem ser calhas com grades abertas ou fechadas. As calhas para cablagem são fabricadas em diversos tamanhos e vendidas em barras de dois metros.
Trilhos para Componentes
Os trilhos para fixação de componentes são padrão DIN, sendo chamados de trilhos DIN, fabricados em aço ou liga de alumínio de alta resistência e vendidos em barras de dois metros. São utilizados para fixação de Contatores, Relés e Disjuntores.
Um painel de controle de motores possui vários dispositivos que atuam na