Analise De Documentos 1
No documento 1, um servo pede que o senhor renove o acordo, por meio da carta precatória, para que ele possa permanecer na terra concedida pelo mesmo. Sem nunca esquecer que a terra cedida a eles é de propriedade do senhor, tendo em vista que o mesmo pode expulsá-los desta terra sem que seja necessária qualquer intervenção jurídica caso isto seja esquecido.
2) Qual a condição do encomendado face ao seu patrão, conforme o documento dois? Justifique a sua resposta.
O encomendado é um vassalo do patrão, um homem livre que não possuí por si próprio as condições necessárias para sua sobrevivência (alimentação e vestimentas). Por este motivo faz um acordo vitalício com o senhor, que em troca de seus serviços, deve oferecer ajuda e sustentar o encomendado.
3) Qual a condição do encomendado, conforme o documento quatro? Justifique a sua resposta.
Conforme o documento quatro o encomendado, juntamente com seus descendentes, é um escravo de seus senhores. Os mesmos podem vender dar ou guardar seu encomendado, podendo também puni-lo quando ele fugir do trabalho do mesmo modo que fazem com seus escravos originais.
4) Qual o tipo de relação social mostrada no documento cinco?
A relação social apresentada no documento cinco é de vassalagem. Trata-se de um juramento de um vassalo, onde o mesmo jura fidelidade a um dito Senhor, e na procura por proteção oferece seus serviços.
5) Identificar os personagens e o contexto social e político retratado no documento seis. Após essa operação, explique o teor da legislação medieval expressa nessa capitular de Carlos, o Calvo.
No documento seis, os personagens exibidos são os ministeriales, os bispos, abades e os condes. O documento refere-se a uma ordem expressa para que todos os condados tomem tais atitudes com relação ao governo dos mesmos e com seus respectivos vassalos e homens. Também se refere à administração dos condados, determina quais providencias