Importância na Auditoria na Fabricação de Medicamentos.
Importância na Auditoria na Fabricação de Medicamentos.
A evolução histórica do setor tem demonstrado que o mecanismo constante de atualização das Boas Práticas de Fabricação (BPF) permite o acompanhamento do desenvolvimento científico e das novas tecnologias aplicáveis à fabricação de medicamentos.
Com o auxílio de um roteiro de auto-inspeção atualizado e em conformidade com as legislações em vigor, os auditores internos podem avaliar com mais eficiência o nível de implantação das BPF e as ações corretivas necessárias, bem como elaborar relatórios periódicos de auto-inspeção que estejam disponíveis e sejam entregues sempre que solicitados formalmente pelas autoridades sanitárias.
Alguns benefícios das auto-inspeções são: Acompanhar o cumprimento dos requisitos legais; Detectar necessidades de melhorias e/ou de ações corretivas; Levantar necessidades de treinamentos e infra-estrutura; Evitar retrabalhos; Garantir Qualidade Assegurada;
Diminuir reclamações do consumidor;
Aumentar a produtividade e reduzir custos; Promover o comprometimento e o envolvimento da direção, e a motivação dos funcionários para o trabalho em equipe.
Atualmente, a garantia da qualidade assume uma importância ainda maior, quando os produtos são ligados à área de saúde, como no caso da fabricação de medicamentos. Na área de saúde, os fatores, como a qualidade e o desempenho profissional, estão ligados à garantia da eficácia e segurança dos produtos e/ou serviços oferecidos aos consumidores. Assim, tanto para seu desenvolvimento quanto para o cumprimento da legislação sanitária, as empresas fabricantes de medicamentos sólidos, semi sólidos e líquidos. têm alocado grande parte de seus recursos para a qualidade de suas linhas de produção.
Devido a essas necessidades, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a desenvolver, em meados da década de 60, o primeiro documento sobre Boas