articuladores
Articuladores
-É um aparelho destinado a fixação de modelos, a registrar as relações intermaxilares em três dimensões e reproduzir os movimentos de interesse protético do sistema estomatognático, isto nada mais é do que um simulador de paciente, onde faz movimentos de abertura e fechamento, protrusão e lateralidade.
-Reproduz os movimentos da mandíbula e é usado como importante veículo de diagnóstico e planejamento de trabalhos odontológicos. É UM SIMULADOR.
-os propósitos primários de um articulador devem ser:
1. Reproduzir com semelhança os movimentos da mandíbula para auxiliar no estudo da oclusão existente na dentição natural;
2. Auxiliar no diagnóstico de problemas na oclusão natural ou artificial;
3. Permitir o planejamento de procedimentos que envolvam as posições e contornos dos dentes naturais ou artificiais que estão relacionados uns com os outros em oclusão.
-devem ser montados em relação cêntrica para obtermos uma série completa de movimentos bordejantes. Com o uso do articulador podemos observar com maior facilidade os contatos oclusais, para termos um exame mais detalhado da condição e das relações oclusais.
Articulador: localiza um plano cranial, relaciona o eixo intercondilar e relaciona com o plano oclusal.
Para determinar um plano é necessário 3 pontos.Para localizar os três pontos existe o arco facial. Se localiza o plano oclusal com o garfo(DOIS PONTO AQUI E O TERCEIRO PONTO É NO NASIUM). O articulador faz movimentos muito parecidos com o do paciente(abertura,fechamento, protrusão e lateralidade). Com o articulador se diminui o tempo de paciente na cadeira. A função determina como deve acontecer as reconstruções(restaurações, próteses,etc). A anatomia da fossa mandiular, a dimensão intercondilar, são características que definem a anatomia dos dentes.
-Curva no sentido ântero posterior=curva de Spi;
-Curva no sentido látero-lateral=curva de Wilson.
3 tipos de articuladores:
-Charneira(não ajustável);
-Semi-ajustável;