Atividades Distribuição e Transporte
A atividade da distribuidora (comércio atacadista) consiste em obter os produtos das indústrias nacionais ou internacionais e distribuir ao comércio (farmácias e drogarias), indústrias (produtores de medicamentos) e prestadores de serviço (hospitais, clínicas).
O comércio atacadista de distribuição abrange várias classes de produtos sob controle sanitário, como medicamentos, insumos farmacêuticos, cosméticos, saneantes, produtos para a saúde e alimentos.
Podemos também enquadrar aqui, pelas suas características operacionais, as armazenadoras,
que, embora não realizem as operações mercantis (compra e venda dos produtos que armazenam), gerenciam estoques de terceiros, podendo ser chamados de Operadores Logísticos, exercendo atividades que compõem a cadeia logística, como receber, armazenar, controlar o estoque, separar pedidos, expedir e, muitas vezes, transportar e remeter produtos conforme solicitação de seus clientes.
As empresas distribuidoras e armazenadoras, mesmo que possuam transporte próprio, não atendem todas as regiões devido ao alto custo da manutenção da frota e da extensão geográfica de nosso país, demandando a contratação de transportadores que supram suas ecessidades de coleta/entrega. A contratação do serviço de transporte pelo fabricante ou distribuidor/armazenador deve cumprir com os requisitos técnicos e regulatórios definidos pelo Sistema de Qualificação de Fornecedores, dentro das exigências sanitárias, em que contratante e contratada são responsáveis pela segurança e qualidade dos produtos no momento em que estes passam pelas suas atividades, o que configura responsabilidade solidária, até o seu destino final. COMISSÃO ASSESSORA DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE
9
DESTINATÁRIO
TRANSPORTE
FABRICANTE
TRANSPORTE
ARMAZENAMENTO
TRANSPORTE
DISTRIBUIDORA