visao geral do pais
O Cabo Verde é um arquipélago de 10 ilhas - das quais 9 são habitadas - localizado ao largo da costa ocidental de África. O país tem cerca de 500.000 habitantes. Com apenas 10% do seu território classificado como terra arável e possuindo limitados recursos minerais, o clima árido e o terreno montanhoso de Cabo Verde colocam o país em desvantagem em termos de produção agrícola. No entanto, apesar das limitações climáticas e geográficas, a indústria de turismo do país tem-se desenvolvido rapidamente e o governo está a fazer esforços para transformar as ilhas num pólo de comércio e de transportes.
Contexto Político
A política, em Cabo Verde tem sido largamente orientada para o consenso, com governos de maioria e liberdades civis que são realmente respeitadas. Desde que se tornou independente de Portugal em 1975, Cabo Verde não conheceu um único golpe de estado, um recorde na África Ocidental, partilhado apenas com o Senegal. As eleições são consideradas como livres e justas, e os partidos no poder alternam regularmente. Actualmente, o Presidente e o Primeiro Ministro são apoiados por partidos políticos concorrentes, uma situação que as sólidas instituições de Cabo Verde têm sabido gerir de forma exemplar.
Cabo Verde tem menos 10% de pobres. Este número surge de um estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística em 2007, que diz ainda que a maioria dos pobres no nosso país vive no meio rural, está em famílias chefiadas por mulheres e que não têm instrução. Regista-se também uma diminuição dos níveis de desigualdade no país.
Em 2001 a percentagem de pobres no país era de 36.7%, percentagem que baixou para os 26.6% em 2007. Verifica-se esta diminuição tanto no meio urbano como no rural e em quase todos os concelhos do País. A diminuição da pobreza é mais acentuada no meio urbano do que no meio rural. Apesar de em termos percentuais haver uma diminuição da incidência da pobreza no meio rural (de 51.1% para 44.3%), os resultados