Ambliopia
Quais são estas alterações? As alterações que levam a ambliopia, com mais frequência, são o estrabismo (olho torto), os erros de refração (a anisometropia - diferença de grau entre os olhos) e a catarata congênita.
O que pode ser feito? O diagnóstico e o tratamento precoce são as medidas mais eficazes na prevenção da cegueira.
TRATAMENTO
O tratamento da ambliopia começa com o uso de correção óptica (se indicada) seguida da oclusão do olho de melhor acuidade visual. Isto é feito para permitir que o olho mais fraco se desenvolva. A oclusão do olho bom geralmente não é bem aceita pela criança (que não quer ficar apenas com o olho ruim), mas a persistência dos pais no tratamento deve ser mantida para a recuperação da visão da criança. Nos casos de estrabismo o tratamento inclui ainda a correção do desvio.
A ambliopia pode ser curada? Quando o tratamento é seguido corretamente, sobre orientação médica e na época adequada, a cura ocorre na grande maioria dos casos. Se o olho amblíope não for tratado terá uma perda visual irreversível e a criança terá 50 % mais chance de ficar cega, uma vez que ninguém está excluído de ter uma doença ou acidentar um olho bom em alguma época da vida.
RECOMENDAÇÕES
Verificação da acuidade visual em idade pré-escolar. Diagnóstico precoce pelo médico. Iniciar o tratamento precocemente. Uso precoce de óculos (não existe idade mínima para o uso de óculos). Manutenção do tratamento: