Qu Mica Geral Aula Pratica 01
Nossa primeira aula pratica de química geral tinha como objetivo observar a reação entre a mistura dos solventes dados e soluto, no caso a água destilada e aguarrás como solventes, e cristais de permanganato de potássio como soluto durante um determinado período de tempo.
Ao misturar os nossos solventes com o soluto dado, podemos observar algumas reações específicas.
Então vamos as minhas observações.
Solvente água destilada:
Ao misturar os cristais de permanganato de potássio com 15 ml de água destilada em primeiro instante durante 10 segundos, pude observar uma pequena dissolução instantânea, obtendo uma mistura de coloração lilás claro mais próximo da superfície. Mais ao fundo da proveta pude observar que a coloração era mais forte uma coloração quase que roxa.
Deixamos a solução em repouso por mais 5 minutos, observei que a solução se manteve quase que do mesmo jeito. Apenas a coloração que tomou uma forma mais uniforme, tanto nas proximidades da superfície que continuou com um tom meio que lilás, e ao fundo observamos uma mudança com respeito a espessura da faixa roxa que se formou ao fundo da proveta.
No inicio do experimento a faixa de tom roxo escuro ao fundo da proveta era menos espessa, após 5 minutos o produto começou a se dissipar ocupando uma área maior do tubo de proveta.
Conclui assim que ao misturar cristais de permanganato de potássio em água pura destilada obtemos uma mistura homogenia, pelo que me pareceu supersaturada.
Solvente aguarrás:
A segunda parte do nosso experimento era misturar o soluto permanganato de potássio a uma pequena quantidade de solvente aguarrás.
Nesse segundo caso foi um pouco mais simples a observação, logo de cara pude perceber que a mistura permanganato de potássio em aguarrás se manteve estática, não ocorreu nem uma variação na mistura, os cristais se mantiveram intactos ao fundo do tubo de proveta.
Mesmo misturando a mistura com a baqueta de vidro não a nenhuma variação na