importância da cultura organizacional
A cultura organizacional compreende um conjunto de forças importantes que influenciam o comportamento organizacional. Compreende, além das normas formais, também o conjunto de regras não escritas, um padrão de crenças e expectativas compartilhadas pelos funcionários que produzem normas inconscientes. Estas por sua vez, podem moldar poderosamente o comportamento dos indivíduos e grupos dentro das empresas.
Não existe a opção de não ter uma cultura organizacional, pois ela é inerente a um conjunto de pessoas. O que nos resta, é identificá-la e posteriormente encontrar estratégias para trabalhá-la.
2) Dê 5 sugestões para gerar engajamento dos funcionários em uma organização:
- Invista na formação dos gestores: liderança não é uma questão de “genética”. Muitos líderes enfrentam dificuldades ao gerir pessoas, pois não compreendem as expectativas dos outros, nem sabem como motivá-los. É preciso investir no gestor em potencial por meio de treinamentos ao longo de sua carreira. E isso pode levar tempo.
- Monitore e reconheça: uma das principais razões que levam a frustração do colaborador é o não reconhecimento pelo bom trabalho realizado. Portanto, é essencial fazer um monitoramento constante, em que o gestor acompanhe e recompense seus funcionários conforme cumpram suas tarefas.
- Seja o exemplo: saber que quem dirige a empresa tem as competências necessárias para isso e que o gestor faz o que fala, sendo coerente em suas ações, é fundamental para engajar e levar os demais a se comprometerem com o negócio. Muitas vezes, é o próprio gestor, com ações que não são coerentes com as políticas da empresa, o responsável pelo não engajamento de sua equipe.
- Estimule o espírito de equipe: a competição somente é positiva quando é saudável. “O trabalho em equipe é a melhor forma de estimular um time para uma só direção. Todos precisam estar conscientes de que os resultados