A importância da Cultura Organizacional nas seleções
Segundo pesquisas, observamos a importância da cultura organizacional nas empresas, e como ela deve ser respeitada, pois origina o direcionamento das tomadas de decisões, uma vez que a cultura é formada pela visão, missão e valores da organização.
A cultura é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar, como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.
É neste contexto que o departamento de Recursos Humanos pode e deve agir com inteligência, pois conhecendo a visão e a missão da empresa e seu público interno facilita evitar os choques de cultura, o que gera sinergia entre cliente e empresa.
Os RHs das corporações perceberam que por mais que um profissional seja qualificado tecnicamente, a empresa necessita que ele tenha comportamentos e atitudes adequados a cultura, missão, visão e objetivos da corporação. É preciso analisar os requisitos da vaga e a cultura organizacional da empresa para saber identificar colaboradores que possam de identificar, assimilar e agregar valor a organização e não simplesmente escolher o candidato mais preparado.
Portanto, atrair e selecionar um novo empregado com a visão estratégica e cultura organizacional traz grandes benefícios para as organizações, porque considerando a estratégia e cultura da organização o processo atenderá as reais necessidades da empresa.
Fonte: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/sem-categoria/qualidade-na-selecao http://www.infoescola.com/administracao_/cultura-organizacional/
http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=9mtq8djhu