importancia da semana da arte moderna
Durante uma semana a cidade entrou em plena ebulição cultural, sob a inspiração de novas linguagens, de experiências artísticas, de uma liberdade criadora sem igual, com o conseqüente rompimento com o passado. Novos conceitos foram difundidos e despontaram talentos como os de Mário e Oswald de Andrade na literatura, Víctor Brecheret na escultura e Anita Malfatti na pintura.
A capacidade que a literatura tem de atender à nossa imensa necessidade de ficção e fantasia. Nessa perspectiva, a necessidade da ficção e da fantasia está intrinsecamente ligada ao homem, seja como indivíduo ou grupo e pode ser vista nas formas mais humildes de narrativas (anedotas, adivinha e trocadilhos) e nas mais complexas (narra tivas populares, contos folclóricos, lendas e mitos). No nosso estado civilizatório, essa necessidade ficcional está sujeita às formas impressas divulgadas pelo livro, folheto, jornal, poemas, romances, contos, etc., e às formas técnicas modernas, tais como o cinema e a televisão
No Brasil a leitura não é algo muito comum, justamente porque os brasileiros não possuem este hábito.
A maioria dos professores e educadores tentam incentivar os alunos a ler, pois a maioria dos jovens, principalmente, não gostam de ler, e hoje a leitura é essencial, através dela, adquirimos conhecimento e informações de tudo.
Quando se fala em literatura é pior ainda, pois as obras literárias de fato não são fáceis de entender, devido ao fato da época em que se foi produzida.
A literatura, nos mostra como era antes, isto é, os