Trabalhos
Introdução 04
A Vanguarda Brasileira 05
Semana de Arte Moderna 06
Principais movimentos e correntes artísticas da Arte Moderna 08
Características da Arte Moderna 08
A importância da Semana 09
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11
Anexos 12
Introdução
Todos conhece a semana da arte moderna, um período que revolucionou a arte brasileira, onde surgiram artistas bem reconhecidos nacionalmente. Mas não paramos para pensar como funcionou, onde surgiu, o porquê que surgiu, aonde surgiu quem foi o realizado, onde foi realizada, qual sua finalidade e etc.
Este trabalho tem como objetivo mostrar como foi à semana da arte moderna, e também mostrar o que estava acontecendo antes do evento.
A Vanguarda Brasileira
O Modernismo brasileiro iniciou-se oficialmente em 1922, com a realização da Semana de Arte Moderna. Porém, desde a década de 1910 já vinham ocorrendo manifestações artísticas de um grupo que formava a vanguarda modernista brasileira, entre eles os escritores Mári de Andrade, Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, manual Bandeira, Juó Bananére (pseudônimo de Alexande Marcondes Machado) e dos pintores Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
Contudo, o fato mais marcante desse período foi uma exposição da pintora paulista Anita Malfatti, realizada em 1917, que provocou por parte do escritor e crítico do jornal O Estado de S. Paulo Monteiro Lobato uma violenta crítica, intitulada “Paranoia ou mistificação”?
Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências europeias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.
Durante uma semana a cidade entrou