arte moderna
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (art) – Pratica do Módulo IV
12/06/
RESUMO
A primeira metade do século XIX na Europa foi marcada por uma série de guerras e revoluções turbulentas. O movimento moderno não era meramente definido pela sua vanguarda, mas também pela linha reformista aplicada às normas artísticas prévias. O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX.
1 INTRODUÇAO
Neste trabalho irei relatar que o movimento moderno baseou-se na idéia de que as formas tradicionais das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. No Brasil, os principais artifícios do movimento modernista não se opunham a toda realização artística anterior a deles. A grande batalha se colocava contra ao passadismo, ou seja, tudo aquilo que impedisse a criação livre.
Palavras-chaves: obras, artistas, cultura.
2 A ARTE MODERNA
Nas primeiras décadas do século XX, a transformação industrial, econômica e social tem um profundo impacto sobre as artes. Neste novo mundo em que existe fotografia, cinema, radio, telefone entre outros, que a tecnologia esta muito avançada, tudo tem que ser repensado. A arte se multiplica em vertentes que refletem a perplexidade do homem diante de suas próprias possibilidades. Todos estão em busca de novas linguagens, que possam expressar os sentimentos contraditórios da modernidade.
Ainda no século XX o mundo passa por mudanças radicais, que se refletem na arte e em todos os campos da vida. Os artistas considerados modernos buscam acompanhar de alguma forma, essas mudanças que ocorrem no campo cientificam sociais e econômicas, e renunciar em forma e conteúdo, aos padrões vigentes na arte acadêmica. A arte em geral se define por