Implementação de politicas públicas
Considerando que a implementação de políticas públicas pode “ser vista como um processo decisório de execução da política” (Viana, 1988).
Considerando que a implementação de políticas públicas pode ser definido “como um estado de ter alcançado os objetivos da política”. Najan (1995).
Considerando que a implementação, pode também ser definida como o momento de colocar uma determinada solução em prática, ou seja, compreende o conjunto dos eventos e atividades que acontecem após a definição das diretrizes de uma política, que incluem tanto o esforço para administrá-la, como seus substantivos impactos sobre pessoas e eventos.
Considerando que a implementação pode ser considerada “como um processo de interação entre a determinação de objetivos e as ações empreendidas para atingi-los. Que consiste no planejamento e na organização do aparelho administrativo e dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos necessários para realizar uma política” (SILVA, 2009),
Considerando que a implementação deve ser vista como uma etapa subseqüente à formulação e como um processo autônomo onde decisões cruciais são tomadas e não apenas implementadas. (SILVA e MELO, 2000, p.16).
Observa-se que, nesse processo, as políticas públicas sofrem influências das circunstancias externas aos agentes planejadores e implementador, as quais tornarão possíveis ou não a implementação. Pois a implementação é um processo complexo que envolve interação entre diversos atores e para compreendermos as