A importância do arranjo institucional na implementação de políticas públicas para as zonas rurais
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ARRANJO INSTITUCIONAL 3
2.1.1 CAPACIDADE POLÍTICA E TÉCNICO – ADMINISTRATIVA 3
3 ARRANJO INSTITUC. PARA POL. PÚBL. DESTINADAS ÀS ZONAS RURAIS 3
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 6
Salvador
2015
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como finalidade analisar a importância do arranjo institucional na implementação de políticas públicas para as zonas rurais e se baseia em revisão bibliográfica, apresentando algumas considerações com o objetivo de estimular o debate sobre o tema.
1.
2.
2 ARRANJO INSTITUCIONAL
Entende-se por arranjo institucional o conjunto de regras, mecanismos e processos que definem a forma particular como se coordenam atores e interesses na implementação de cada política, ou seja, são os arranjos que dotam o Estado de capacidade para execução de seus objetivos (GOMIDE; PIRES, 2014).
2.1.1 CAPACIDADE POLÍTICA E TÉCNICO – ADMINISTRATIVA
A capacidade política de um arranjo institucional permite promover a legitimidade da ação estatal em contextos democráticos através da mobilização da sociedade e da articulação e compatibilização de interesses diversos em torno de plataformas comuns (GOMIDE; PIRES, 2014), sendo que para aumentar tal capacidade é necessário expandir os canais de interlocução e negociação com os diversos atores sociais envolvidos.
Por sua vez, também conforme Gomide e Pires (2014), o conceito de capacidade técnico – administrativa contempla as competências dos agentes do Estado para levar a efeito suas políticas, produzindo ações coordenadas e orientadas para a produção de resultados.
3 ARRANJO INSTITUCIONAL PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DESTINADAS ÀS ZONAS RURAIS
Construir arranjos institucionais adequados é de fundamental importância para que a implementação de políticas públicas seja bem sucedida, especialmente