Protifolio textual Individual Qualidade de vida em rea urbana e rural
2295 palavras
10 páginas
RESUMOEste trabalho relata como deve ser uma boa qualidade de vida e seus conceitos de qualidade de vida, no entanto este conceito varia de acordo com os valores pessoais, e estes dão influenciados pela bagagem cultural pessoal ou da coletividade. O constante conflito das diversidades de duas vidas totalmente opostas de origens revolucionárias industriais como a urbana e a antiga como a rural. Além dos desafios, profundas mudanças econômicas, sociais, tecnológicas e ambientais. Descreve também a importância da integração entre o planejamento urbano e rural em aspectos ambientais e a dificuldade que este planejamento ocorre.
Palavra-Chave: Qualidade de vida; Planejamento; Transformações socioeconômicas; Desenvolvimento sustentável.
1 INTRODUÇÃO
Qualidade de vida é uma expressão que indica as condições devidas de um ser humano, que envolve várias áreas, como o bem físico, mental, psicológico e emocional, relacionamento sociais como família e amigos e também saúde, educação, entre outros parâmetros que afetam a vida humana. A qualidade de vida humana abrange muitos significados que refletem conhecimentos, experiências e valores de indivíduos e coletividades, tais significados refletem o momento histórico, a classe social e a cultura a que pertencem os indivíduos. Existem dois tipos de necessidades especificas: as concretas e as abstratas.
Entre eles destacam-se a saúde, alimentação, felicidade, trabalho, entre outros. O grau de valorização ou não dessas necessidades são avaliadas exclusivamente pelo individuo.
Sempre que falamos em qualidade de vida, acredita-se que este conceito está relacionado com algo que esperamos, almejamos ou alcançamos, dentro de nossas expectativas e necessidades.
O conceito de qualidade de vida varia de acordo com a visão de cada individuo. Assim como é difícil conceituar a qualidade de