Impetigo
CAMPUS ARARANGUÁ
CURSO DE FISIOTERAPIA
Matheus
Impetigo.
Araranguá
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CAMPUS ARARANGUÁ
CURSO DE FISIOTERAPIA
Matheus
Mirian
Câncer do Cólon.
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina ARA 7411 – Saúde Pública I, do curso de Fisioterapia do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina no primeiro semestre de 2012.
Orientação: Prof
Araranguá
2012
Sumário
Introdução 4
1. Impetigo 5
2. Tipos de impetigo 5
2.1 Impetigo não bolhoso 5
2.2 Impetigo bolhoso 5
2.3 Ectima 6
3.Tratamento 6
4. Prevenção 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9
Introdução
Este trabalho apresentará o impetigo, que é uma doença comum e de fácil contágio que acomete principalmente crianças entre dois e cinco anos. Abordará suas formas de contágio, os sintomas e o tratamento indicado para cada tipo.
Existem três tipos de impetigo: o impetigo comum ou não-bolhoso, impetigo bolhoso e a ectima. Esta é a forma mais grave da doença por atingir camadas mais profundas da pele.
1.Impetigo
O impetigo é infecção superficial cutânea com um período de incubação variável e indefinido, em geral de três a quatro dias, causada pelas bactérias Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus. Essas bactérias costumam viver na pele sem causar dano algum, pois a pele age como uma proteção, impedindo que estas passem do meio externo para o interno. Porém as vezes acabam atingindo camadas mais internas da pele através de cortes, machucados ou picada de mosquito e acabam por provocar infecção.
Na pele há bactérias colonizadoras persistentes, que são muito difíceis de eliminar, porém geralmente não ultrapassam a camada externa e as bactérias colonizadoras transitórias, nas quais se encontram as bactérias causadoras