Impetigo
O impetigo, chamado popularmente de impinge, é uma infecção bacteriana da pele, que acomete preferencialmente as crianças entre 2 e 5 anos, apesar de também poder surgir em adultos. O impetigo é uma doença contagiosa, que surge com mais frequência nos meses quentes de verão.
Neste texto vamos explicar a transmissão, os sintomas e o tratamento do impetigo.
O que causa o impetigo?
O impetigo é uma infecção superficial da pele que pode ser causada por dois tipos de bactérias: Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus (leia: STAPHYLOCOCCUS AUREUS | quais os riscos desta bactéria?).
Ambas as bactérias costumam viver em nossa pele sem nos causar nenhum dano. Entretanto, através de uma pequena ferida, corte ou mesmo de uma picada de mosquito, elas podem alcançar camadas internas da pele e provocar infecção.
Como se pega impetigo?
Nossa pele é colonizada por bilhões de bactérias, sendo algumas colonizadoras persistentes e outras colonizadoras transitórias. Geralmente nossa convivência com essas bactérias não nos causa problemas porque a pele age como uma armadura, impedindo o contado de germes do meio externo com nosso meio interno. As doenças dermatológicas infecciosas geralmente surgem quando há alguma lesão que quebra esta barreira da pele, favorecendo a entrada de bactérias para dentro do nosso corpo.
As bactérias colonizadoras persistentes são as bactéria que vivem na nossa pele e são muito difíceis de serem eliminadas definitivamente. Porém, isso não é um problema, uma vez que este grupo raramente é capaz de nos causar doença, mesmo quando há lesões na pele.
Já as bactérias colonizadoras transitórias são aquelas que adquirimos de outras pessoas por contato direto, permanecendo em nossa pele apenas por um tempo determinado. São essas as bactérias que costumam causar as infecções de pele. As duas bactérias causadoras do impetigo, Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus, são bactérias colonizadoras temporárias. Furúnculo, impetigo,