teoria
Os meios de comunicação se completam, antes que se confrontam. A imprensa, que atendia ás porções alfabetizadas e intelectualizadas da sociedade, foi completado pelo disco, radio e também pelo cinema. Sendo assim, a sensação de vacuidade e insatisfação perdurava, e isso levava o comunicador a precisar da função primordial da comunicação em massa, com a finalidade de possibilitar através da conscientização o exercício mais eficaz de sua atividade profissional. Com esse sentido, Riseman analisou que os efeitos impressos na evolução psíquica e social do homem caracterizaram comunidades analfabetas, levando assim uma individualização que as afasta dos demais, guiados pela tradição e em seguida a liga-los como um grupo com privilégio a sociedade. Consideramos então que os instrumentos de meios de comunicação são capazes de alcançar a totalidade da massa social ao apontar como sua função primordial os fornecimentos de mensagens que estabeleçam a realidade das instituições sociais e facilitem seu controle.
A organização social se estrutura em diversos escalões. A partir do grupo familiar, que subsiste com funções de procriação e educação exatamente delineadas. Em outro ponto existe o grupo econômico, que é composto por indústrias, comércios e instituições agrícolas, fazendo a função de produzir bens de consumo. Há também o grupo profissional, esse grupo tem a função de prestar serviços essenciais à conservação, aperfeiçoamento e desenvolvimento das espécies e da vida social. E por ultimo o grupo politico que administra os negócios políticos.
A função da comunicação de massa é fazer com que esses grupos venham a entender e ficar cientes da sua posição e de seu papel na sociedade. Faz-nos falta um conhecimento real das instituições sociais e isso nos angustia: quando se subestima a atividade agrícola, ou quando se nega a família, entre outros.
Para Durkheim, Weber e outros pensadores, o problema chave de